sábado, 13 de agosto de 2016

Moradores da Cidade Kemel, em Poá, querem mais segurança

Eles reclamam de roubos constantes no bairro e falta de policiamento.
PM afirma que policiamento ostensivo é feito com planejamento estratégico.


Os moradores do bairro Cidade Kemel, em Poá, estão assustados com os assaltos constantes. Eles reclamam que a abordagem dos ladrões ocorre dia e noite e em casas e comércios. A comunidade se queixa da falta de policiamento.
Fabiano Roberto Francisco da Silva conta que foi assaltado no final de junho quando seguia para o trabalho. "Eu estava na rua de casa e dois homens em uma moto me abordaram." Ele diz que os roubos estão acontecendo em várias ruas do bairro, como Felipe Camarão, Minas Gerais, Âlcantara e também no Perracine.
Alice Cristina da Silva também mora na Cidade Kemel e foi assaltada há cinco meses por dois rapazes de moto. "Eu ia trabalhar e quando sai de casa já vi os motoqueiros. Mas fiquei com medo de voltar e eles entrarem em casa. Então, segui pela rua. Eu estava com o celular na mão. Dei uns dez passos e a moto parou. Um deles sacou a arma e anunciou o assalto."
Ela diz ainda que as pessoas que costumam caminhar pelo bairro de manhã estão andando mais rápido com medo dos assaltos. Assim como Silva, Alice afirma que é raro ver viaturas da Polícia Militar circulando pelo bairro. "Às vezes a gente vê polícia à noite, mas de manhã não. Eu moro na Cidade Kemel há 16 anos e há dois anos os assaltos estão frequentes. E esse ano está demais."
Uma comerciante, que por medo prefere não se identificar, afirma foi já foi assaltada três vezes. Uma esse ano e outras duas no ano passado. O comércio fica na casa dela, na esquina das ruas Felipe Camarão e Brigadeiro Tobias. "Eles chegam armados e levam o que está no caixa. E é muito raro passar uma viatura pelo bairro", informa a vítima.
Ocorrências
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Poá de janeiro a maio foram registradas 440 ocorrências de roubo. Nesse período, fevereiro foi o mês com mais ocorrências, sendo 96. No mesmo período do ano passado foram registrados 339 casos de roubo. O crescimento de um ano para o outro foi de 29,7%.
Segurança
O 32º Batalhão da Polícia Militar informou que o policiamento na área central é feito pela 2ª Companhia. Segundo a PM, "o planejamento do policiamento ostensivo e preventivo é realizado por meio de planejamento estratégico, da análise dos índices criminais e do emprego do efetivo operacional através dos Programas de Policiamento: Radiopatrulhamento (190), Policiamento Comunitário (Base Comunitária Móvel - BCM), Força Tática, ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), Policiamento com Apoio de Cães (Canil) e o efetivo utilizado DEJEM (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar)."
A PM destacou que em consulta ao seu banco de dados não encontrou o registro de roubos a estabelecimento comercial nas ruas Felipe Camarão, Brigadeiro Tobias e Minas Gerais.
Ainda de acordo com a PM, de 1º de janeiro até 31 de maio deste ano houve a apreensão de mais de 15 quilos de drogas, 84 pessoas presas ou apreendidas (no caso de adolescentes), 18 recapturas de procurados pela Justiça e 15 armas de fogo apreendidas em Poá.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário